Turismo de Observação
[one_half]
Calcula-se que mais de 180 milhões de pessoas em todo o mundo vivam direta ou indiretamente do turismo, movimentando mais de US$ 3,5 trilhões anualmente, sendo assim um dos ramos de atividade que mais cresce em todo o mundo (OIT- Organização Mundial de Turismo).
[/one_half][one_half_last][/one_half_last]
Dentre as diferentes modalidades turísticas encontra-se o turismo ecológico ou ecoturismo, que pode ser definido como “o ramo do turismo que utiliza os recursos naturais de forma sustentável, de maneira que permite ao usuário a sua reutilização”.
[one_half][/one_half][one_half_last]O ecoturismo vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, principalmente em países que possuem ainda grandes áreas naturais, como é o caso do Brasil.[/one_half_last]
O próprio ecoturismo está se diversificando, tanto que já se fala em ecoturismo de aventura, lazer, esportivo. Neste último temos sub-divisões como: rafting, boia-cross, escalada, mergulho livre, cavernas, canoagem, bici-cross, balonismo etc.
Vantagens do turismo de observação
O turismo de observação tem muitas vantagens, como:
[one_half]
- É uma atividade que se bem planejada produz o mínimo impacto possível;
- Tem caráter educativo;
- Pode ser praticado por pessoas de qualquer idade;
- Trás renda para regiões naturais que têm pouca possibilidade de desenvolver as atividades econômicas tradicionais;
- Emprega a massa rural dando oportunidade de desenvolvimento pessoal, criando ainda novas atividades profissionais como biólogos especializados, guias especializados;
- Colabora com os princípios do desenvolvimento sustentável preconizado pela Agenda 21 etc.
[/one_half][one_half_last][/one_half_last]